Loja exclusiva online - após pagamento o envio é feito em 1 a 2 dias úteis. Oferta de portes em compras superiores a 80€ (Portugal Continental)

Passo a passo saco de brinquedos

Escrito em 19 de nov. de 2021

Passo a passo saco de brinquedos

Olá! 

Querem aprender a fazer um saco para guardar os brinquedos?

Este saco além de guardar os brinquedos converte-se num tapete para brincar.

Este passo a passo tambem está disponivel em video no nosso canal do youtube, o link está no fim desta página.



Vamos começar?

 Começamos por fazer um circulo de tecido com 1m de diâmetro (este tamanho pode ser ajustado conforme o projecto que pretendem fazer).

Para isso vamos dobrar o tecido em 4 partes, garantindo que temos 50cm tanto na altura como na largura.

A partir do canto vamos começar a medir 50cm e vamos marcando com a caneta, vamos movendo a fita nos 50cm e marcando, mas o inicio da fita fica sempre no canto (como se fosse um compasso).

       

 

 Depois de termos um quarto de circulo marcado vamos colocar uns alfinetes e cortar.

 

     

Depois de abrir o tecido devemos ter um circulo com 1m de diâmetro.

 

Vamos repetir o processo para o outro tecido, mas neste caso vamos usar o primeiro tecido como molde.

 

 

Dobramos os dois tecidos em 4 e alinhamos os centros, alfinetamos e cortamos.

Agora devemos ter 2 circulos iguais.

    

Com o tecido que sobrou vamos cortar tiras de 6cm de largura, vamos coser umas às outras porque no total vamos precisar de uma tira com mais ou menos 3,5m.

Esta tira vai ser o canal para passar o cordão e fechar o saco, a medida de 6cm é adequada a um cordão de cerca de 4mm, se usarem cordão mais grosso aumentem a largura da tira.

De seguida vamos passar a ferro fazendo uma dobra dupla no início, abrimos as costuras e vamos vincando ao meio sobre o comprimento.

 

    

Agora vamos começar a costurar o canal de passar o cordão ao circulo de tecido, antes de mais dobramos o circulo ao meio e marcamos os centros, depois vamos alinhar a tira de tecido com o exterior do circulo e vamos começar a coser com a margem do calcador.

 

   

Quando chegarmos à outra marcação do centro cortamos e damos duas dobras para finalizar o canal. Com um intervalo de cerca de 2cm voltamos a dobrar o tecido 2 vezes e voltamos a coser a outra metade do canal. Quando chegarmos ao fim cortamos o tecido em excesso deixando suficente para dar novamente uma dobra dupla e finalizamos.

 

   

Agora vamos marcar os 4 centros e alinhar os dois tecidos frente com frente, começamos por colocar alfinetes nas marcações e vamos colocando alfinetes sempre ao centro dos anteriores, assim conseguimos embeber algum tecido de sobra.

   

Agora vamos costurar a toda a volta deixando uma abertura para virar. Damos uma margem de cerca de 1cm para assegurar que a costura anterior não fica visivel.

 

 

     

 Agora vamos desvirar a peça pela abertura e pespontamos a toda a volta aproveitando o pesponto para fechar o saco.

 Agora só falta colocar os cordões para fechar, passamos os cordões usando um passador de fitas ou um alfinete de ama dando a volta completa, damos um nó e cortamos o excesso de cordão, repetimos o processo começando do lado oposto, damos um nó no fim e cortamos o excesso de cordão se necessário. Agora de puxarmos pelos dois nós de cordão o saco deve franzir.

E está pronto o nosso saco de brinquedos/tapete de brincar.

Este projecto também está disponivel em vídeo no nosso canal do youtube aqui 

Espero que tenham gostado.

Obrigada.